O Datasenado divulgou em março o Panorama Político 2022. A pesquisa avaliou diversos aspectos referentes à visão do brasileiro sobre a democracia, atividade parlamentar e alguns dos principais temas relevantes para o país. Veja o estudo completo aqui.
Destacamos a seguir algumas perguntas referentes sobre uso da internet na comunicação política. Perguntados sobre a principal fonte de informação sobre política 47% aponto os canais digitais (24% redes sociais e 23% páginas na internet). A TV ficou com 37%, jornais e impressos 5% e rádio 4%.
O facebook foi citado como a principal rede para informação política, com 35%, seguido pelo Instagram com 27%, Youtube 16%, WhatsApp 8%, Twitter 7% e Telegram 1%. Nesse ponto é importante destacar que o impulsionamento de conteúdo político no Facebook e Instagram também.
A grande maioria das pessoas, 74%, acredita ter lido fake news sobre política nos últimos seis meses, em redes sociais. Principalmente no Facebook (67%) e WhatsApp (62%).
Esses números demonstram a força digital na comunicação política. E faltando praticamente seis meses das eleições, reforça a importância do uso estratégico das redes sociais para aproximar a população do político/candidato.
Deixe seu comentário